Entre em contato com um de nossos especialistas!

Sistema de Refrigeração Comercial: Mais conforto para seu negócio

Escrito por: André Farias de Vargas

O sistema de refrigeração comercial desempenha um papel fundamental em diversos estabelecimentos, garantindo a conservação adequada de alimentos, a refrigeração de ambientes e a manutenção de produtos sensíveis à temperatura. 

Faça sua cotação - sistema de refrigeração comercial

Mas, afinal, como funcionam e o que pode compor essas estruturas?

Neste conteúdo exploraremos o conceito e importância do sistema de refrigeração comercial, bem como o funcionamento dessas estruturas.

O que é sistema de refrigeração comercial?

Um sistema de refrigeração comercial é um conjunto de equipamentos e tecnologias que têm como objetivo resfriar e controlar a temperatura de ambientes e produtos em estabelecimentos comerciais. 

Esses sistemas são amplamente utilizados em:

  • Supermercados;
  • Restaurantes;
  • Padarias;
  • Lojas de conveniência, entre outros.

Isso para manter a qualidade dos produtos, prolongar sua vida útil e promover o conforto térmico dos clientes e funcionários.

Diferença entre climatização e refrigeração

É comum haver confusão entre os termos "climatização" e "refrigeração", mas eles se referem a processos distintos

A climatização envolve o controle das condições de temperatura, umidade, ventilação e qualidade do ar em um ambiente para o conforto e o bem-estar das pessoas. 

Esse processo é utilizado principalmente em espaços em que não é necessário o resfriamento intenso, como escritórios, residências e ambientes comerciais que precisam ajustar a temperatura para torná-la mais agradável.

Já a refrigeração é um processo mais específico, que visa resfriar substâncias ou ambientes abaixo da temperatura ambiente. 

É amplamente utilizado em estabelecimentos comerciais para conservar alimentos, bebidas e outros produtos perecíveis, bem como para proporcionar ambientes climatizados em locais que requerem temperaturas mais baixas, como câmaras frias, geladeiras e freezers.

Importância e funcionamento do sistema de refrigeração

Com isso, o sistema de refrigeração comercial é de extrema importância para diversos setores, especialmente o alimentício e o varejista. 

Vejamos alguns motivos pelos quais esse sistema é essencial.

Conservação de Alimentos e Produtos

Como pode ser percebido, é um item crucial em estabelecimentos comerciais que lidam com alimentos perecíveis, como supermercados e restaurantes. 

Afinal, neles a refrigeração adequada é fundamental para a qualidade e a segurança dos produtos. 

Aqui o resfriamento eficiente evita a proliferação de microorganismos e a deterioração dos alimentos.

Conforto Térmico para Clientes e Funcionários

Em locais onde o fluxo de pessoas é constante, como lojas e restaurantes, a refrigeração cria um ambiente mais agradável e confortável para clientes e funcionários, incentivando a permanência e contribuindo para uma experiência positiva.

Preservação de Medicamentos e Produtos Sensíveis

Além de alimentos, o sistema de refrigeração comercial é usado para conservar medicamentos, vacinas e outros produtos que exigem armazenamento em temperatura controlada para preservar sua eficácia.

Já o funcionamento do sistema de refrigeração comercial é baseado em princípios termodinâmicos e no ciclo de refrigeração. Ele envolve a transferência de calor de um ambiente para outro. 

Esse ciclo é realizado por meio de um fluido refrigerante, que é responsável por absorver e liberar calor, promovendo o resfriamento do ambiente ou do produto.

Como ocorre o processo de refrigeração?

O processo de refrigeração envolve a movimentação e a alteração do estado físico do fluido refrigerante por meio de um ciclo termodinâmico. O ciclo básico de refrigeração é composto pelas seguintes etapas:

  • Compressão;
  • Condensação;
  • Expansão;
  • Evaporação;
  • Retorno ao Compressor.

O processo de refrigeração se repete continuamente, garantindo a manutenção de baixas temperaturas no ambiente ou nos produtos a serem refrigerados. 

E, para isso, ele se baseia no processo termodinâmico que ocorre no sistema de refrigeração, permitindo a transferência de calor para manter baixas temperaturas.

Mais ainda, é um fluxo que precisa ser analisado para manter a eficiência e qualidade. Ou ainda, para indicar a necessidade de manutenção.

E, nesse caso, o Coeficiente de Performance é uma medida da eficiência energética do sistema de refrigeração.

Representa a relação entre a capacidade de refrigeração do sistema e a quantidade de energia elétrica consumida.

Objetivos do sistema de refrigeração

Com base nas informações já apresentadas, pode-se destacar que o sistema de refrigeração comercial tem alguns principais objetivos.

Um deles é a conservação adequada de alimentos, bebidas e outros produtos perecíveis. 

Em ambientes comerciais, a refrigeração proporciona conforto térmico aos clientes e funcionários, tornando o ambiente mais agradável e acolhedor.

A refrigeração eficiente também reduz as perdas de produtos e materiais sensíveis à temperatura, evitando prejuízos e desperdícios.

Mais ainda, a busca por sistemas de refrigeração mais eficientes contribui para a redução do consumo de energia elétrica, tornando o estabelecimento mais sustentável e econômico.

Além disso, em setores como o alimentício e o farmacêutico, o sistema de refrigeração é uma obrigatoriedade. Assim, precisa atender a normas e regulamentações específicas para a segurança e a qualidade dos produtos.

Tipos de refrigeração comercial para implementar

Existem diversos tipos de refrigeração comercial disponíveis para atender às necessidades específicas de cada estabelecimento. Alguns dos principais tipos incluem:

Câmaras Frias, para armazenamento de produtos

  • Geladeiras e Freezers, comuns para produtos perecíveis;
  • Ar-Condicionado Comercial;
  • Refrigeradores de Bebidas;
  • Vitrines Refrigeradas;
  • Unidades de Refrigeração para Veículos.

E todos os sistemas de refrigeração, contando ou não com esses itens, devem receber estruturas de compressão e condensação, de modo a propiciar o funcionamento do fluxo de refrigeração.

Como escolher os equipamentos para um sistema de refrigeração comercial?

Ao escolher os equipamentos para um sistema de refrigeração comercial, é essencial considerar alguns aspectos importantes.

Primeiro é necessário dimensionar corretamente a capacidade de refrigeração do sistema para que ele atenda as demandas do estabelecimento. Para isso é importante considerar o tamanho do ambiente e o volume de produtos a serem refrigerados.

Optar por equipamentos com alta eficiência energética também é determinante. Ela é capaz de reduzir os custos operacionais e tornar o sistema mais sustentável.

Já escolher equipamentos de marcas reconhecidas e com boa reputação garante a qualidade e a durabilidade dos componentes do sistema.

Contudo, lembre-se que além da marca e do tamanho, os equipamentos selecionados devem ser compatíveis e integrados para o bom funcionamento do sistema como um todo.

Por fim, considerar a disponibilidade de serviços de manutenção e suporte técnico é importante para a operação contínua e confiável do sistema de refrigeração.

Conheça o sistema de refrigeração comercial da Energy Cold

O sistema de refrigeração comercial é uma tecnologia essencial para a qualidade dos alimentos, o conforto térmico em ambientes e a conservação de produtos sensíveis à temperatura. 

Ao compreender os conceitos, o funcionamento e os tipos de refrigeração, é possível implementar soluções eficientes e adequadas às necessidades de cada estabelecimento. 

Contudo, o suporte profissional é parte determinante para a melhor escolha, adequação e manutenção desses equipamentos.

E, para contar com uma empresa especializada em soluções de refrigeração comercial e industrial, confie na Energy Cold. 

Nossa equipe qualificada e experiente está pronta para fornecer as melhores soluções e equipamentos. Nós atendemos com qualidade e garantimos o funcionamento eficiente e confiável do seu sistema de refrigeração.

Um sistema de refrigeração comercial é responsável por promover a redução de temperatura de um corpo ou de um espaço. Seja para climatização de um ambiente para torná-lo agradável ou para que o local possa conservar produtos que lá se encontram, como é o caso de mercados, açougues, empresas de logística de distribuição de alimentos ou medicamentos, e outros.

Esse sistema é muito importante para locais que apresentam um grande número de produtos perecíveis estocados, assim ele poderá manter a qualidade destes produtos, evitar desperdícios e, consequentemente, aumentar a lucratividade do estabelecimento. Ou então podem ser instalados em locais com uma grande circulação de pessoas para que a temperatura seja ajustada de maneira que todas se sintam confortáveis, como shoppings, empresas e outros.

Para que esse sistema cumpra seu papel e mantenha as temperaturas de acordo com a necessidade do local, é importante que ele utilize condensadores, compressores, evaporadores, tubulações isoladas, cabos elétricos e fluído refrigerante (ou outro gás que realize o mesmo processo). Por essa razão, é essencial que a sua instalação seja realizada por uma empresa confiável, com experiência e profissionais qualificados, como no caso da Energy Cold Refrigeração Comercial e Industrial.

Consulte uma empresa que entrega soluções inteligentes para sistemas de refrigeração. Acesse as outras áreas do site para conhecer os diferenciais e vantagens da Energy Cold Refrigeração Comercial e Industrial.

Buscou por sistema de refrigeração comercial, vai achar no site da Energy Cold-MT. Receba uma cotação pelo nosso formulário e encontre a líder em qualidade.

Sim, você não leu errado! Quando a questão é sistema de refrigeração comercial aqui com a gente da Energy Cold-MT você conseguirá ótimo custo benefício com possibilidade de pagamento via cartão de crédito.


Sobre o autor

André Farias de Vargas é gerente técnico na Energy Cold há mais de 7 anos e escreve conteúdos para auxiliar os visitantes do blog em suas dúvidas e questionamentos sobre equipamentos para frio alimentar, refrigeração industrial e comercial, unidades condensadoras e manutenção de compressores.

Redes Sociais:

  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende